DSA Alerta para Diferenças Entre Marketing Multinível vs Pirâmide

Direct Selling Association (DSA)A DSA, Associação de Vendas Diretas nos EUA, alerta para as diferenças entre empresas Marketing Multinível e Esquemas em Pirâmide. Aprende as diferenças!

Para evitar que mais pessoas caiam em esquemas em pirâmide, cujos responsáveis e principais cabecilhas intitulam de negócio de marketing multinível, a Direct Selling Association (DSA), a Associação de Vendas Diretas, publicou um artigo com as diferenças entre Multinível Vs Esquemas em Pirâmide.

A confusão entre uma empresa legítima MMN e um esquema em pirâmide é compreensível. Nunca é demais alertar as pessoas para os sinais das fraudes multinível. Os esquemas em pirâmide aproveitam-se de vítimas fáceis de enganar, ao mascarar o seu plano de compensação como uma empresa legítima de venda direta.

Marketing Multinível Vs Esquema Pirâmide

Para que não sejas a próxima vítima dos esquemas em pirâmide e dos seus cabecilhas, está na hora de partilhar contigo as dicas da DSA.

As empresas legítimas de vendas diretas, como é a Vorwerk e muitas outras empresas de marketing multinível, contribuem para uma indústria vibrante ao vender produtos e serviços competitivos e de elevada qualidade, ao fornecer ao mesmo tempo uma fonte de rendimento extra para aquelas pessoas que decidem vender os produtos.

Todas as empresas de marketing multinível têm estas caraterísticas:

  • Publica informação correta sobre a empresa, os seus produtos e o que o participante pode esperar dos produtos e serviços.
  • Cobra um custo baixo pelo kit de início (ou starter kit) – o custo médio é de $99, mas existem empresas MMN com custos mais baixos. Normalmente inclui amostras, catálogos, formulários de compra e outras ferramentas para ajudar a vender.
  • Tem um produto ou serviço que é competitivo no mercado e é comprado pelo cliente final.
  • Requer que os participantes tenham pouco ou nenhum inventário, e tem uma polícia de compra de volta para proteger os distribuidores contra inventário não vendido.
  • A compensação base consiste primariamente na venda de produtos e serviços ao cliente final. A compensação pode ser gerada pelas suas próprias vendas ou pelas vendas das pessoas que recrutou.
  • Mostra o negócio e dá aos potenciais novos distribuidores o tempo necessário para tomarem uma decisão – todas as oportunidades vão estar disponíveis amanhã.

Outra caraterística das empresas de venda direta, também é a proteção do consumidor e a garantia. Os membros da DSA também devem obedecer a um Código de Ética estrito, que define alto nível de standards no que diz respeito à interação entre os vendedores e os clientes.

Os esquemas em pirâmide têm estas caraterísticas:

  • Prometem grandes quantidades de ganhos com pouco ou sem esforço.
  • Prometem que podes ganhar muito dinheiro simplesmente a recrutar pessoas.
  • Pode ou não ter um “produto” para vender, mas normalmente tem pouco ou nenhum valor.
  • Convencem as pessoas a investir grandes quantidades de dinheiro em pacotes, associados a produtos que não são fáceis de vender a outras pessoas ou não podem ser devolvidos.
  • Cobram comissões ou custos altos para entrar, com um pagamento direto ou na forma “obrigada” de produtos de fachada. Os promotores de esquemas em pirâmide, que se intitulam de líderes, vão pressionar as pessoas a se registar imediatamente sugerindo que a mesma oportunidade não vai estar disponível mais tarde.
  • A compensação base advém primariamente do recrutamento de novas pessoas, que devem pagar para entrar e recrutar outras pessoas.

O mais importante aqui, é que fiques atento ás fraudes multinível, porque – como é óbvio –  vão usar o nome do marketing multinível, para garantir que o retorno vem de um negócio sustentável e vai durar muitos anos. É treta!

Para que não sejas o próximo a ser enganado por um esquema em pirâmide, como a Geteasy, TelexFree, ClubCard10, entre outras, fica atento à lista de esquemas em pirâmide. Atualizo sempre que recebo novos alertas ou descubro esquemas.

  • Partilha!!