5 Alertas para Identificar Esquemas Piramidais, Esquemas Ponzi, Fraudes

Esquema em PirâmideDescobre quais são os alertas mais importantes para identificar um Esquema em Pirâmide, Esquema Ponzi ou Fraude Multinível. Fica atento a estes sinais!

Cada vez mais é comum encontrar várias empresas que oferecem planos de compensação com um retorno financeiro anormalmente elevado, que implica o recrutamento de novos participantes para o esquema. Ao contrário do que tu e muitas outras pessoas estão a pensar, essas empresas não são empresas MMN mas sim um Esquema Piramidal. Ou seja, o dinheiro dos novos “investidores” serve para pagar o rendimento prometido aos “investidores” antigos, até que um dia a entrada de novos “investidores” não consegue suportar a fraude e acaba por rebentar. Este tipo de esquemas é ilegal em Portugal, no Brasil e nos EUA, sendo punível por lei – com uma pena de prisão de acordo com a lei de cada país.

Sinais de alerta para Fraudes Multinível

As pessoas não confiam nas empresas de MMN, porque essas fraudes para ganhar credibilidade e enganar quem entra, apresentam-se como empresas MMN, no entanto não têm nada a ver com negócios multinível. Por essa razão, neste artigo aponto quais são os principais sinais de alerta para este tipo de fraudes.

Existem outros sinais de alerta, como não ter sede ou serem escritórios temporários, estar registada em paraísos fiscais, entre outros, mas estes são os sinais mais fáceis de identificar:

  1. O recrutamento de participantes é ilimitado, cheio de recrutadores, sem importar a saturação do mercado – Se a empresa permite o recrutamento ilimitado e incentiva os recrutadores através de comissões de recrutamento e baixas comissões nas vendas, isso vai motivar a que existam milhares de recrutadores na mesma cidade. Isso leva a que o mercado fique extremamente saturado e a empresa tenha que introduzir novos produtos para continuar. A oportunidade para cada pessoa ganhar dinheiro é cada vez menor, à medida que entra mais alguém na pirâmide.
  2. O progresso na hierarquia é conseguido por recrutar mais pessoas, do que pelas vendas – Todos os Esquemas em Pirâmide têm em comum pagar mais dinheiro a quem recruta mais pessoas para o esquema. À medida que o recrutador vai recrutando mais pessoas para o esquema, vai subindo para novos níveis, que incentivam a recrutar ainda mais, com a oferta de comissões elevadas ou outros bens materiais de luxo. Tudo isso é pago usando o dinheiro dos novos “investidores”. Aqui o produto – se existir – pouco interessa!
  3. “Pagar para jogar” são os requisitos para “Compras com incentivo” ou “Recompras” – São vários os Esquemas em Pirâmide que estão dissimulados com a estratégia antiga de “pagar para jogar”, onde os “investidores” têm que estar constantemente a fazer compras. São motivados a fazer investimentos variáveis em “compras com incentivo” ou “recompras” para ter a vantagem na “oportunidade de negócio” e posteriormente, continuar qualificado segundo as normas dessa empresa fraude. Toma cuidado com isso, porque a estratégia “pagar para jogar”, “compras com incentivo” ou “recompras” são investimentos dissimulados em esquema piramidal, ou seja, um sistema mais inteligente para retirar os ganhos em forma de compra de produtos.
  4. A empresa paga comissões e bónus para cinco ou mais níveis – A empresa paga comissões e bónus aos “investidores” em cinco ou mais níveis? É impossível haver empresas sérias e sustentáveis que paguem mais do que quatro níveis de venda, e mesmo assim é difícil de encontrar, porque todo o mercado potencial pode ser coberto com quatro níveis: a cidade, o distrito, a região e o país. O facto de pagar comissões a 5 níveis ou mais num programa multinível, revela que afinal é um Esquema em Pirâmide e estamos perante uma fraude que enriquece os que estão acima, à custa dos que estão na base.
  5. A utilidade do produto é zero (ou muito baixa) e existe um incentivo inadequado para a venda direta e um incentivo exagerado para o recrutamento – Se a empresa tem um produto que não vale nada, não é líder de mercado ou simplesmente foi criado para dizer que a empresa tem um produto e ouves falar mais no dinheiro que é possível ganhar na empresa, do que no produto em si, então o mais certo é que seja um Esquema em Pirâmide. Normalmente este tipo de empresas tem muito poucos empregados, demoram tempo a responder às tuas questões e tem milhares de “investidores” loucos para recrutar novos “investidores” para a pirâmide, com a promessa de dinheiro fácil e rápido.

Não caias nas promessas de dinheiro fácil e rápido, porque o mais certo é que depois de entrares tudo seja diferente e conseguir enganar as pessoas suficientes para ficares com ganhos (ao prometer o mesmo que a pessoa que recrutou-te prometeu) não é fácil!

Essas empresas disfarçadas de multinível, como a TelexFREE, LibertàGià, Wings Network, Zeek Rewards, Wenyard, entre outras fraudes, são pseudo-empresas sem uma base de clientes significativa, e dependem da entrada de novos “investidores”, onde cerca de 80% perde dinheiro a pagar a taxa de adesão e/ou a comprar os produtos que não prestam (e é obrigatório comprar para continuar a receber comissões e ganhos). É tudo uma ilusão! São vários os tipos de pessoas que participam em fraudes multinível: desempregados, pessoas procurando por um rendimento extra, pessoas sem conhecimentos financeiros, entre outros tipos.

Por isso, estas fraudes prometem um rendimento residual permanente, mas entregam muito pouco excepto as perdas financeiras. Nestes esquemas são várias as pessoas que perdem dinheiro, mas não têm a “lata” na cara de dizer a verdade e dizer que perderam dinheiro. Além de perder dinheiro, as pessoas também perderam valores como a honestidade e integridade, porque agora são mais uns escravos do sistema, a tentar recrutar pessoas para a fraude, só para receber de volta o seu próprio dinheiro.

  • Partilha!!