Bahrein baniu Marketing Multinível

BahreinAs autoridades do Bahrein baniram o Marketing Multinível. As queixas e as novas vítimas contribuíram para esta medida!

No dia 17 de fevereiro de 2015, o Ministro da Indústria e do Comércio do Bahrein publicou o edital 2/2015, banindo o network marketing e o marketing hierárquico. Esta medida foi tomada depois do aumento considerável das queixas dos consumidores em relação às práticas de negócio que eram usadas por este tipo de empresas ou negócios.

O Bahrein é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com uma população estimada em 1,4 milhões de habitantes em 2014. Apesar do número de habitantes ser baixo, são nestes lugares mais pequenos que o MMN e as fraudes multinível conseguem recrutar mais vítimas.

Nova lei no Bahrein proíbe o MMN

Segundo o Diretor da Proteção ao Consumidor Senan Ali Al-Jabery, o “marketing de rede e o marketing hierárquico desrespeitam as regras e leis, em especial a lei de proteção ao consumidor”.

O conceito do marketing hierárquico e do marketing de rede consiste em convencer uma pessoa a comprar um produto e depois persuadir outras a comprar o produto, o que permite expandir a lista de pessoas. O primeiro comprador obtém mais comissões no caso de recrutar mais membros para a sua rede e aumenta o volume de vendas.

Al-Jabery disse que algumas empresas que adotaram esse método de funcionamento já foram contactadas e alertadas para corrigir as suas atividades para poderem continuar a operar. A Câmara de Cómercio do Bahrein também contactou a indústria local a cumprir o banimento e orientou os hotéis e empresas de aluguer de salas a não permitir este tipo de encontros que promovem esse tipo de práticas de marketing. É bom ver que as autoridades locais descobriram que o MMN é um ilusão, onde os do topo vão receber o dinheiro dos que estão no fundo.

O ministério já começou a tomar medidas legais e administrativas para assegurar que existe o cumprimento do banimento. Al-Jabery disse ter contactado os consumidores para cooperar. Numa nota oficial divulgada no dia do banimento, ele anunciou que o ministério vai tomar os procedimentos necessários em cooperação com o Direção-Geral de Anti-corrupção e de Segurança Económica e Eletrónica para parar com esse tipo de práticas de marketing.

As violações pode ser reportadas através da linha telefónica local 17007003, pelo endereço de email [email protected] ou através das contas do twitter ou instagram do ministério.

Será que depois do Bahrein, outros países e estados vão tomar a mesma medida?

  • Partilha!!