Herbalife multada em 200 milhões de dólares pela FTC, por ser Esquema em Pirâmide

HerbalifeA investigação da FTC à Herbalife chegou ao fim.  Herbalife é um Esquema em Pirâmide, vai pagar multa de 200 milhões de dólares, além de ser obrigada a reestruturar o negócio. Os detalhes!

A Herbalife concordou reestruturar o seu negócio nos EUA e também, a pagar 200 milhões de dólares para compensar os consumidores que fizeram várias queixas à Federal Trade Comission (FTC) – o organismo norte-americano oficial de proteção ao consumidor, porque enganou os consumidores, levando-os a acreditar que poderiam ganhar bastante dinheiro vendendo produtos de cuidados pessoais, dietas e suplementos nutricionais.

Há muito tempo atrás que tinha publicado aqui, no blog do Marketing Multinível, as minhas razões porque a Herbalife é um esquema em pirâmide e não valia a pena se tornar num distribuidor Herbalife. As práticas enganosas são muito comuns em esquemas em pirâmide.

Investigação FTC à Herbalife

A investigação à Herbalife começou em 2013, mas só foi concluída agora, porque é um processo longo, onde é preciso analisar muita informação, falar com as vítimas e chegar a um resultado. É impossível chegar a uma conclusão em tão pouco tempo!

No documento com a acusação da FTC à Herbalife, podes ler tudo o que a FTC descobriu. Um dos aspetos mais importantes, é que a estrutura de compensação da empresa de marketing multinível era injusta, porque ela recompensa os distribuidores que recrutarem outros a entrar e a comprar produtos, de forma a avançar no plano de marketing, em vez da procura real pelo produto, causando um dano económico enorme para a maior parte dos seus distribuidores.

Basicamente, a FTC disse que o produto… era um produto de fachada. O foco era o recrutamento!

De acordo com a Presidente da FTC:

“Este acordo fundamentalmente vai exigir que a Herbalife reestruture o seu negócio de modo a que os participantes sejam recompensados por aquilo que vendem, e não em quantas pessoas conseguem recrutar.”

Não existe informação se este acordo vai ter efeito na Europa, além da operação da Herbalife dos EUA. Penso que não… pelo menos, enquanto não houver um processo semelhante por cá.

A mudança no negócio da Herbalife, inclui não usar as mesmas práticas enganosas que outros esquemas em piramidais.

“A Herbalife vai ter que começar a operar legitimamente, fazendo apenas afirmações verdadeiras sobre quanto dinheiro os  seus membros vão poder ganhar, e vai ter que compensar os consumidores dos prejuízos sofridos devido ás práticas enganosas e injustas.”

Ainda de acordo com a queixa da FTC, a Herbalife afirma que as pessoas que participassem podiam esperar deixar os seus empregos, ganhar milhares de dólares por mês ou até ficar rico. Mas, a verdade é que a maior parte dos distribuidores que seguiram esta oportunidade de negócio acabaram por ganhar pouco ou nenhum dinheiro.

Esquema em Pirâmide Herbalife

Apesar de muito se falar na Herbalife e alguns recrutadores afirmarem que estavam a ganhar muito dinheiro, a queixa da FTC revela que a maior parte dos distribuidores perdeu dinheiro e a pequena percentagem que ganhou muito dinheiro, foi compensado por recrutar novos distribuidores.

A maior parte dos distribuidores Herbalife acaba por desistir da Herbalife ao fim de um ano, porque vê que está muito longe da realidade das afirmações que poderiam ganhar muito dinheiro.

  • Partilha!!