Esquema Ponzi OneCoin foi Bloqueado na Alemanha, depois de Enganar 25.000 Vítimas

BaFin bloqueia OneCoin / OneLife na AlemanhaAs Autoridades da Alemanha bloquearam as Contas Bancárias do esquema Ponzi OneCoin. Descobriram que enganaram 25 mil pessoas em todo o país, em mais de 400 milhões de euros. Partilha!

Entre os esquemas fraudulentos mais populares, a OneCoin é uma referência para as autoridades a nível mundial, especialmente na Europa. Agora, a Autoridade de Supervisão Financeira Federal da Alemanha, a BaFin, bloqueou as operações da empresa fantasma OneCoin Ltd, depois da investigação ter encontrado várias provas que é um Esquema Ponzi.

A OneCoin está na lista de Esquemas em Pirâmide do blog de Marketing Multinível, porque não existe venda direta de produtos e a suposta criptomoeda também não existe. Também não existe blockchain, são apenas números gerados por um código básico. Ou seja, são um disfarce usado para roubar dinheiro das vítimas.

OneCoin proibida na Alemanha

Apesar do seus burlões afirmarem que a OneCoin pode ser usada ou que existe, todas as provas mostram o contrário. O esquema Ponzi cresceu bastante graças à falta de conhecimento das vítimas e por estar sempre a usar o nome do Bitcoin, afirmando que iria ser o próximo Bitcoin para atrair novas vítimas. Ao contrário da OneCoin, o Bitcoin existe, pode ser usada e é possível comprar Bitcoins sem este tipo de esquemas.

A autoridade financeira alemã desmantelou as atividades do negócio fraudulento em duas fases. Entre os dias 17 e 20 de fevereiro deste ano, a entidade ordenou o congelamento de todas as contas bancárias associadas à OneCoin / OneLife em território alemão. Duas semanas depois, a medida caiu sobre a empresa fachada IMS International Marketing Services GmbH, a qual recebeu fortunas das vítimas da fraude.

De acordo com a autoridade financeira, o esquema Ponzi terá recebido até 360 milhões de euros em nome da OneCoin entre 2015 e 2016, só na Alemanha.

Depois de meses de investigação que começaram em 2016, a BaFin encontrou a conexão entre a OneCoin e a empresa fachada de marketing localizada em Greven, Alemanha. De acordo com a publicação da BaFin, a IMS recebeu o dinheiro do esquema fraudulento atuando como intermediário, ajudando o esquema a enganar o maior número de pessoas.

Com o dinheiro recebido nas contas em nome da IMS em diferentes bancos, o esquema realizou vários pagamentos no nome de OneCoin Ltd, sem a permissão da BaFin, o qual é uma caraterística comum da fraude OneCoin.

Após o congelamento das contas, o passo seguinte é recuperar os 29 milhões de euros restantes que continuam nas contas da IMS. A BaFin ordenou que o esquema devolva o dinheiro às vítimas mais recentes e anule todos os serviços com a OneCoin Ltd, com o risco de ter que pagar uma multa de 150 mil até 1.5 milhões de euros no caso de não cumprir as ordens.

O bloqueio da OneCoin na Alemanha por parte da BaFin acontece depois da OneCoin ter sido proíbida na Itália.

  • Partilha!!