O que é um Esquema Ponzi? Quais os cuidados a ter?

Esquema PonziSabe o que é um Esquema Ponzi em menos de 5 minutos. Aprende a identificar este tipo de fraudes financeiras. Tem cuidado a investir dinheiro!

Hoje em dia muitas pessoas são persuadidas pelo retorno anormalmente elevado oferecido por fraudes, disfarçadas de Empresas de MMN, e acabam por cair em Esquemas Ponzi – também conhecido por Esquemas em Pirâmide. Se não sabes o que é isto, neste artigo vou tornar mais claro o que é e porque não deves investir um único euro, mesmo que os teus amigos digam que é seguro ou estejam a ganhar dinheiro, porque mais cedo ou mais tarde vai acabar por rebentar e vais perder o dinheiro todo.

Como funciona um Esquema Ponzi?

Para entender melhor como funciona, vamos imaginar uma pirâmide. No topo da pirâmide está os criadores do esquema, que atraem novos “investidores” com a promessa de dinheiro fácil e rendimentos elevados (inclusive oferecem comissões elevadas para recrutar novos “investidores”). Os “investidores” interessados em participar entregam o dinheiro aos utilizadores no topo, e estes pagam o retorno prometido, usando o dinheiro usado para entrar e o dinheiro de outros “investidores” que entraram depois. Este tipo de esquemas de investimento é fraudulento, punível por lei e só continuará a funcionar enquanto o número de novos “investidores” conseguir sustentar os “investidores” antigos na pirâmide.

Todo o mundo quer dinheiro fácil, mas a realidade é que isso não existe. Tenho pena informar isso! O dinheiro fácil é o conceito que tem muitos seguidores, mas realmente existem muito poucas pessoas que conseguem isso.

Um Esquema Ponzi é construído com base no princípio de dinheiro fácil e rápido. Os que se encontram no topo da pirâmide o que procuram são pessoas fáceis de enganar, que querem dinheiro rápido, sem esforço. Isso é o verdadeiro combustível que faz funcionar este tipo de fraudes.

História do Esquema Ponzi

Charles Ponzi, criador do esquema Ponzi

Charles Ponzi, criador do esquema Ponzi

Como disse anteriormente, este tipo de esquema é uma operação fraudulenta de investimento, que paga um rendimento anormalmente elevado aos investidores usando o seu próprio dinheiro e o dinheiro pago pelos investidores que entraram depois e não dos lucros da venda de produtos. O esquema tem o nome de Charles Ponzi, porque ficou famoso depois de usar esta técnica na década de 1920.

Charles Ponzi prometia um ganho de 50% sobre o investimento a curto prazo. Ao mesmo tempo, passava boa parte do dinheiro recebido para uso próprio. Ponzi não inventou o esquema, mas a sua fraude teve bastante sucesso que foi basicamente o primeiro esquema a ser conhecido nos EUA.

Anos mais tarde, os Esquemas Ponzi são ilegais, mas continuam a nascer como cogumelos, ou seja, desaparecem tão rápido como apareceram. No entanto, existe sempre um ou outro esquema que aguenta mais algum tempo, mas ao fim de 3 anos rebenta, porque é impossível manter o pagamento do retorno prometido.

Este tipo esquemas têm as seguintes caraterísticas:

  1. Promessa de um retorno anormalmente elevado a curto prazo
  2. Obtenção de ganhos financeiros que não estão bem apresentados
  3. Dirigido para um público com pouco conhecimento financeiro
  4. Relacionamento direto com o promotor ou equipa. Não existe contacto direto com a empresa.
  5. A empresa não se encontra registada em praticamente nenhum país e não é regulada por nenhum entidade pública.
  6. Falta de uma empresa de auditoria de confiança

Aqui fica um vídeo interessante que resume o Esquema Ponzi:

  • Partilha!!