Lista de Esquemas em Pirâmide

Esquema em PirâmideAcede à lista de Esquemas em Pirâmide que estão disfarçadas de Empresas MMN. Não invistas nestas pseudo-empresas!

Graças à Internet hoje em dia é cada vez mais fácil criar um esquema em pirâmide e encontrar várias vítimas (perfeitas) para enganar, com o intuito de ajudar a crescer a fraude, através da promessa de dinheiro fácil com um retorno que nem os próprios bancos e outras instituições financeiras – reguladas por organismos públicos – conseguem oferecer.  Todas essas pseudo-empresas autodenominam-se  como empresas de Marketing Multinível, para ganharem mais destaque e fazer com que os seus “evangelistas” consigam justificar os ganhos elevados obtidos.

Apesar das empresas com um sistema similar a um Esquema Ponzi serem consideradas ilegais em Portugal, no Brasil e nos EUA, muitas vezes a justiça desses países demora bastante tempo a agir – e quando investigam (e bloqueiam) a empresa, já muitas pessoas perderam dinheiro. Por essa razão, neste artigo apresento uma lista com várias empresas que funcionam segundo um esquema piramidal, por isso, mais cedo ou mais tarde vão rebentar!

Fraudes Multinível onde não deves investir!

O salário mínimo em Portugal é baixo, a taxa de desemprego não está no seu melhor nível e as perspetivas de melhoria da situação em termos de emprego e economia no território nacional (Portugal, Açores e Madeira) não é assim muito positiva – apesar da pior fase da crise nacional ter passado. Por essa razão, hoje em dia são cada vez mais os portugueses que são facilmente aliciados para entrar neste esquemas de dinheiro fácil, onde são prometidos lucros enormes pela entrada de dinheiro e também, pelo recrutamento de mais membros (para a sua rede).

Desde muito novo que interessei-me pelo mundo dos negócios e gosto de investir dinheiro na Bolsa de Valores, em Forex, em Ouro e em Depósitos a Prazo, mas também ganho dinheiro online. Por essa razão, sei quando o retorno prometido pelas empresas é real ou não.

Quando não existe um produto por detrás da empresa (ou esse produto não presta) e focam-se bastante no recrutamento, então não existem dúvidas que a empresa é um ESQUEMA EM PIRÂMIDE. Até agora, todos os piramideiros que me convidaram a entrar nessas empresas só me prometeram dinheiro fácil e sem trabalho, nunca ouvi falar de um produto espetacular – como o iPhone, o iPad, a Playstation, a Segway, etc. Essas empresas, que estão formadas segundo um esquema fique rico rápido, o foco está no recrutamento e vão rebentar a qualquer momento:

Apesar de haver uma ou outra empresa presente na lista acima que continua a pagar, a sua forma de funcionamento e o seu plano de negócios tudo aponta para que seja um esquema em pirâmide, pelas razões que apresento abaixo. Basta que o número de novos “investidores” seja inferior ao número de “investidores” antigos, para o esquema rebentar!

São poucos os esquemas piramidais que duram mais de um ano, sendo que muitos rebentam ainda antes. Em média duram 3 anos de vida – aqueles que conseguem sobreviver ao primeiro ano. O esquema de dinheiro fácil do Madoff durou perto de 18 anos, mas os esquemas acima não vão conseguir durar assim tanto tempo porque o retorno é muito maior, o que implica a entrada de muito mais investidores por cada pessoa, caso contrário rebenta.

Razões porque essas empresas são Esquemas em Pirâmide

Todas as empresas mencionadas acima são consideradas fraudes multinível, porque têm as seguintes caraterísticas:

  • Não existe produto ou é usado como fachada
  • Promete retornos anormalmente elevados e de baixo risco
  • Paga quantias fixas que não estão disponíveis noutras oportunidades
  • Não depende das variações do mercado
  • Requer que faça tarefas repetitivas (que um programa para PC ou app para telemóvel faz) ou sem lógica para ganhar dinheiro
  • Requer uma quantia elevada mínima para levantar (300 dólares ou mais)
  • Têm sedes de fachada, moradas falsas e são difíceis de contactar
  • Não estimulam a venda de produtos, só o recrutamento
  • Requer grandes quantias para entrar
  • Possuem um plano de compensação complicado

Para quem ainda tem dificuldades em perceber como essas empresas operam segundo um esquemas piramidal, considerado como uma fraude financeira, punível pela lei, aqui fica um vídeo útil:

Em Portugal, o artigo 8.º do Decreto-Lei nº 57/2008, de 26 de Março, estabelece que é considerada prática enganosa e punível por lei este tipo de empresas, “Criar, explorar ou promover um sistema de promoção em pirâmide em que o consumidor dá a sua própria contribuição em troca da possibilidade de receber uma contrapartida que decorra essencialmente da entrada de outros consumidores no sistema;”.

Muitas pessoas vão dizer que estão a ganhar dinheiro com isso, mas na realidade só conseguiram recuperar o investimento ou estão novamente a perder, porque decidiram reinvestir tudo. No final, cerca de 80% das pessoas vão perder dinheiro – e dessa lista apenas 1% vai realmente dizer que perdeu dinheiro.

Agora que já sabes quais são as empresas que são fraudes multinível, investir ou não nessas empresas faz parte da tua decisão final. Se perderes dinheiro depois não digas que não foste avisado!

  • Partilha!!