FTC alerta para negócios MMN semelhantes à Vemma

Federal Trade Comission (FTC)A FTC (dos EUA) emitiu um alerta para outras oportunidades multinível semelhantes à Vemma. Não sejas a próxima vítima!

Se não ficaste a saber da acusação da Federal Trade Comission (FTC), ou em português, Comissão Federal de Comércio dos EUA, em relação ao esquema em pirâmide de produtos Vemma, muito provavelmente é porque andas pouco atualizado na indústria do marketing multinível.

No fim de agosto 2015, a FTC alegou que através do autoship, isto é, pagamento de um valor fixo mensal que era convertido em produtos e permitia continuar “ativo”, a Vemma não é mais do que um simples esquema em pirâmide ilegal de 200 milhões de dólares.

Cuidado com negócios multinível duvidosos

Acredita-se que as vendas a retalho eram pouco revelantes, em vez disso os participantes no negócio eram treinados para se inscrever no programa de autoship e depois recrutar novos membros que deviam fazer o mesmo.

Para evitar que mais pessoas sejam recrutadas para esquemas em pirâmide, que funcionam de uma forma muito similar à Vemma, a 26 de agosto, foi publicado um aviso no site da FTC por Lesley Flair, um advogado sénior da FTC.

Antes de alertar as pessoas para outras empresas MMN, o advogado da FTC começa por explicar as várias razões da acusação contra a Vemma:

Conta I da denúncia acusa o plano de compensação da Vemma de ser baseado primariamente no recrutamento de novos participantes, e não na venda a retalho de bebidas.

Conta II desafia como falsa as alegações dos acusados, que afirmam que os participantes vão ganhar muito dinheiro.

De acordo com a Conta III, não divulgaram – ou não divulgaram adequadamente – que a estrutura da Vemma praticamente garante que a maior parte das pessoas que entram não vão ganhar muito dinheiro.

Conta IV incide sobre os materiais de promoção que os acusados deram aos afiliados para recrutar mais afiliados. Inclui afirmações que a FTC diz que são falsas e enganosas. A denúncia acusa os réus de fornecer outros com os “meios e instrumentos” para violar a lei.

Em caso de dúvidas, basta analisar o plano de compensação para perceber se é uma fraude multinível ou não.

Se estás num negócio multinível e a maior parte das comissões são pagas porque os afiliados recrutados fizeram compras de produtos (em autoship ou de outra forma), de acordo com a FTC precisas de mudar o rumo do negócio. É uma pirâmide!

Este tipo de negócios multinível tem uma missão bem clara e faz de tudo para enganar. Normalmente escolhem estas vítimas: desempregados, trabalhadores que ganham pouco, pessoas que querem dinheiro fácil, etc.

Dois exemplos onde existe um forte apelo ao recrutamento ilimitado e ao autoship são a Jeunesse e a Millennium Prime. Mas isto não são casos isolados, o problema esta em muitas empresas na indústria do multinível. Muitas dessas empresas estão na lista de esquemas em pirâmide!

  • Partilha!!