CMVM avisa que PayDiamond está ilegal em Portugal

CMVMA Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM) avisa que a PayDiamond e a Brilliant Team estão ilegais em Portugal. Estão infringindo a lei.

A CMVM está a seguir os passos das suas congéneres, Autoridad de Supervisión del Sistema Financiero (ASFI) da Bolívia e da  Superintendencia de Banca, Seguros y AFF (SBS) do Peru, ao avisar todos os cidadãos portugueses que a PayDiamond e a Brilliant Team estão ilegais no país. Não estão legalmente autorizadas a fornecer investimentos.

Mas, é muito pior do que isso. Além da promessa de dinheiro fácil e rápido disfarçado sob um falso multinível, falam que o dinheiro vai duplicar ou triplicar fazendo… nada. Tem todas as caraterísticas de um esquema em pirâmide.

Aviso da CMVM sobre fraude PayDiamond

Sabendo que a PayDiamond é mais um esquema em pirâmide, igual à GetEasy, as autoridades Portuguesas já estão a investigar o esquema e os principais burlões.

Por enquanto, só o aviso da CMVM sobre a fraude PayDiamond é público, mas por razões de segredo de justiça as autoridades não podem divulgar se estão ou não a investigar.

A Comissão de Mercado e Valores Mobiliários enviou o seguinte aviso:

Exmo. Senhor,

No seguimento da exposição de V. Exa., entrada na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no dia 30/08/2016, que agradecemos, na qual coloca questões relacionadas com a “Brilliant Team” e a “PayDiamond Marketing & Sales Limited”, esclarecemos o seguinte:

A “Brilliant Team” e a “PayDiamond Marketing & Sales Limited” não estão registadas ou autorizadas a prestar quaisquer serviços e atividades de investimento em instrumentos financeiros em Portugal.
De acordo com a informação disponível no Portal da Justiça, não existe qualquer sociedade/entidade portuguesa com a denominação social “Brilliant Team”.
A CMVM recomenda aos investidores que antes de estabelecer qualquer relação contratual ou entregar valores a pessoas que se afirmem representantes de entidades, devem confirmar se as mesmas estão habilitadas a prestar serviços de investimento em instrumentos financeiros, e se estão como tal registadas na CMVM para o efeito.
As listagens de intermediários financeiros registados na CMVM ou que exercem atividade de intermediação financeira em Portugal em regime de livre prestação de serviços (LPS) podem ser consultadas no site da CMVM a partir dos seguintes links:
a) http://web3.cmvm.pt/sdi/ifs/app/pesquisa_nome.cfm?nome (intermediários financeiros registados na CMVM);
b) http://web3.cmvm.pt/SDI/IFs/lps/ic_lps_lista_nome.cfm#lo (instituições de crédito que exercem atividades de intermediação financeira em Portugal em regime de LPS);
c) http://web3.cmvm.pt/SDI/IFs/lps/ei_lps_lista_nome.cfm#lo (empresas de investimento que exercem atividades de intermediação financeira em Portugal em regime de LPS);
d) http://web3.cmvm.pt/SDI/IFs/lps/sg_lps_lista_nome.cfm#lo (sociedades gestoras de organismos de investimento coletivo que exercem atividades de intermediação financeira em Portugal em regime de LPS).
Apresentamos os nossos cumprimentos

Lisboa, 21/09/2016

Luís Guilherme Catarino – Diretor Adjunto

Maria Madalena Lucas – Técnica

CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários Departamento de Apoio ao Investidor e Comunicação

Gabinete do Investidor
Rua Laura Alves, 4 apartado 14258, 1064-003 Lisboa, Portugal
Tel.: +351 21 317 70 00 (geral) | Fax: +351 21 353 70 77
Email: [email protected]

Todo o cuidado é pouco, por estar a lidar com burlões cujo único objetivo é recrutar novas vítimas, através de um processo de lavagem cerebral elaborado e um discurso que força as pessoas a investir pensando que é seguro e vai durar anos.

Antes de seres enganado pela PayDiamond ou por outros negócios duvidosos, que são verdadeiros esquemas em pirâmide, segue as dicas da Direct Selling Association (DSA) sobre as diferenças entre esquemas em pirâmide e negócios multinível ou faz o teste das 5 caraterísticas dos esquemas.

  • Partilha!!